Conto do Pacífico Noroeste
Há muito, muito tempo, o Criador estava a viajar. Enquanto viajava, a sua face brilhava tão intensamente que ninguém conseguia vê-la.
Enquanto caminhava, transportava nas mãos, muitas, muitas línguas, e a cada grupo deu uma língua muito especial. Onde quer que fosse, presenteava os grupos com línguas muito especiais.
Chegou então ao meu país. Olhou em volta e disse:
— Esta terra é tão, tão bonita que não preciso de ir mais longe. Posso parar aqui mesmo, porque esta é a terra mais bonita do mundo.
Nas suas mãos transportava ainda muitas, muitas línguas. Atirou-as, então, em todas as direcções. As pessoas deixaram de se compreender umas às outras. Havia línguas a mais e o céu estava tão baixo que as pessoas altas tocavam com a cabeça no firmamento. Algumas subiam mesmo até ao Mundo do Céu, o que não era de todo apropriado. Havia uma altura certa para entrar no Mundo do Céu; não se podia fazê-lo quando se queria.
As pessoas pensavam, preocupadas “Como havemos de resolver este problema? O Criador colocou o céu muito em baixo e nós não nos entendemos uns aos outros. Como poderemos solucionar este problema, se não falamos uma língua comum?”
Os sábios reuniram-se e disseram aos que os escutavam:
— Existe uma saída. Podemos aprender todos uma palavra…uma palavra: YA-HOW, que significa continuar, caminhar em frente. Se cada um de nós arranjar um pilar bem comprido, podemos solucionar este problema. Ainda há árvores que se podem transformar em pilares bem compridos. Cada um deve cumprir a sua parte. Todos conhecem a palavra. Faremos quatro tentativas, porque quatro é o número mágico.
Todas as pessoas se juntaram. Todas conheciam a palavra.
— Ora vamos lá pôr de pé os pilares. Todos ao mesmo tempo…YA‑HOW!
O céu levantou-se um pouco.
— Toda a gente a empurrar os pilares. YA… A… A… HOW!
O céu levantou-se um pouco mais.
— Quem é que não está a empurrar como deve? Temos de empurrar com mais força. E talvez tenham de gritar mais alto. YA… A… A… AHOW!
O céu levantou-se um pouco mais ainda.
— Esta é a quarta tentativa. Talvez ainda haja alguém que não está a empurrar como deve. YA…A… A… A… HOW! CONSEGUIMOS!
Porque todos trabalharam com um só coração, uma só mente, um só objectivo, levantaram o céu até onde ele está hoje. No entanto, enquanto algumas pessoas faziam isto, havia caçadores a perseguir alguns alces, que não estavam a prestar atenção alguma ao que se passava em redor deles. Os alces subiram para o Mundo do Céu enquanto o céu estava a ser empurrado e os caçadores foram atrás deles. Ficaram lá presos e formam hoje a Ursa Maior.
Também havia alguns pescadores, que estavam a pescar e que não estavam a prestar atenção ao que se passava em redor deles. Quando o céu estava a ser levantado, ficaram presos no Mundo do Céu e tornaram-se na raia que o habita.
Por isso, ouvimos dizer muitas vezes:
— Estejam sempre atentos…Estejam sempre atentos…Trabalhem juntos, trabalhem por uma causa comum e podem fazer muito com uma só palavra.
Margaret Read MacDonald
Peace Tales
Arkansas, August House Publishers, Inc., 2005
Peace Tales
Arkansas, August House Publishers, Inc., 2005